Endodontia – Canal (uma única sessão)

Endo
Tratamento de canal em uma única sessão.

Foi se o tempo em que realizar um tratamento endodontico ( canal ) necessitava de três, quatro ou  mais idas, às vezes dolorosas, ao dentista. O tratamento endodontico evoluiu muito nos últimos anos, hoje temos novas técnicas e equipamentos, os quais proporciona um tratamento muito mais rápido, confortável e até mesmo indolor na maioria dos casso podendo ser finalizado em uma única sessão e, consequentemente, menos temido pelos paciente.

É a remoção do tecido mole que se encontra na parte mais interna do dente, que recebe o nome de polpa. Esta pode ser sadia ou infectada e ao ser removida é substituída por um material obturador. Geralmente o endodontista aplica uma anestesia para que o paciente não sinta dores. Caso a polpa do dente esteja mortificada não será preciso anestesia. O único desconforto será apenas de ficar com a boca aberta por alguns minutos até que o dente seja completamente tratado.

Quais são os sintomas mais característicos para o tratamento endodôntico?

Em caso de dor espontânea, de forma latejante, não muito bem localizada e que aumenta com o calor. Nesse caso, a polpa ainda está viva, porém inflamada, e o uso de analgésicos não resolve, mas pode aliviar por um tempo.

Já quando há morte da polpa, geralmente a dor é bem localizada, havendo sensação de “dente crescido” e dor ao mastigar.

Sempre que um dente dói, deve receber tratamento endodôntico?

Não. Os dentes podem ter resposta dolorosa a qualquer estímulo fora do normal: frio intenso, calor intenso, trauma, contato prematuro ( força excessiva em um único dente ),  doce e salgado. Esses sintomas são observados em dentes cariados, em dentes com. o colo exposto (retração das gengivas) e em dentes submetidos a carga intensa (durante a mastigação). Nesses casos, removendo-se a causa, cessa a sensibilidade ou seja a dor desaparece.

Tecnicas Endodonticas